top of page
  • Foto do escritorBeatriz Camelo

Tecnologia e seu Impacto Social Positivo

Como a tecnologia impacta de forma positiva  ONGs, Fundações e Instituições. 


A tecnologia está presente em nossa sociedade a muito tempo e essa presença vem aumentando ao longo dos anos. Com o desenvolvimento tecnológico avançando continuamente, precisamos estar por dentro de tudo que vem sendo lançado e entender suas utilidades para aprimorar os trabalhos e processos que precisam de atenção para as Organizações. Isso não significa substituir a mão de obra dos colaboradores e voluntariados, a tecnologia veio para ser uma ferramenta de suporte que pode oferecer diversas soluções que junto de uma equipe bem preparada e instruída tem capacidade de gerar bons resultados.  


Segundo a pesquisa feita pela TIC Organizações sem Fins Lucrativos, o uso da tecnologia por organizações sem fins lucrativos aumentou 82% em 2022 comparado aos dados de 2016. Vemos um aumento drástico dentro desse período, o que nos leva a pensar sobre a importância do uso da tecnologia em ONGs, Fundações e Instituições. 


Sob o ponto de vista de gestão, a tecnologia é uma ferramenta que proporciona muita praticidade, rapidez, segurança e evita retrabalho. É um recurso que além de ser muito eficiente também automatiza processos que eram feitos manuais. Com seu crescimento acelerado da tecnologia, percebemos que muitas das Fundações e Organizações foram afetadas por não terem essas ferramentas mais avançadas. Um dos motivos é porque a maioria das novas tecnologias são desenvolvidas para empresas privadas, o que deixa as organizações de terceiro setor em últimos planos, fora o valor do investimento que nem todas as Organizações tem condições de desembolsar. 


Um grande impacto que a tecnologia causou para as pessoas, foi o uso de outros métodos de pagamento, como PIX e cartão online. Durante a pandemia a maioria dos brasileiros e brasileiras começaram a se conectar através da tecnologia, priorizando mais a praticidade e agilidade das transações bancárias. Isso afetou o mercado em geral que tiveram que se adaptar a essas novas mudanças. E não foi diferente para as organizações de terceiro setor, que tiveram que se adequar a esses novos tipos de transações online, já que não era mais possível contar com a ajuda de eventos e bazares que arrecadavam fundos. 

 

Outro ponto importante, é que a tecnologia também faz muita diferença na gestão das atividades administrativas das Organizações, isso porque ela é capaz de integrar e automatizar todos dados das áreas. Mostrando transparência e segurança nos processos, sendo um ponto essencial para atração de patrocinadores e doadores. Tendo um método de gestão eficiente e transparente, as chances de alguma empresa de fora querer investir nos projetos dessas organizações são maiores. 


Ferramentas tecnológicas e modernas presentes na nossa sociedade vem ganhando forças cada vez mais, e esse processo acelerou ainda mais depois da pandemia. E cabe a ONGs, Fundações e Instituições se colocarem junto com esses avanços para não ficarem para trás, a tecnologia além de ser eficiente e acelerar os processos, vem causando como consequência um impacto positivo na sociedade. 


E aí?

Gostou dessa breve explicação sobre Tecnologia e seu Impacto? Dar uma olhada em outros temas relacionados pelo Blog.



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page